domingo, 12 de junho de 2011

Bacalhau fora de época para apagar esse fogo.



9 de Junho de 2011

Criticar futebol é algo que eu nunca me arrisquei, até porque esse esporte não me atraiu da forma que meu pai queria na infância. Acontece que criticar futebol é completamente diferente de criticar comportamento, e isso, todos sabem o quanto me atrai.

Havia uma multidão se arrastando em uma das pistas da Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio enquanto eu estava no ônibus a caminho do trabalho. A princípio imaginei ser outra manifestação do Corpo de Bombeiros como ocorreu no dia quatro, resultando na prisão de 439 bombeiros por ordens do nosso governador idolatrado salve salve Sérgio Cabral.

Tratava-se de uma passeata em comemoração da torcida vascaína que, mesmo perdendo de 3x2 para o Coritiba, levou o título da Copa do Brasil na noite anterior. Deixando o trânsito com retenções, era possível ver das janelas dos veículos a baderna feita por um trio elétrico, seguido pelo ônibus dos jogadores do time do Vasco, acumulando pessoas de todas as idades na pista. Homens, mulheres, jovens, crianças... Todos em prol de um único time de futebol, que no fundo ganha cinco vezes mais do que qualquer um que estava ali naquela avenida.

É lamentável assistir isso. O meu primeiro pensamento foi: Não acredito no que estou vendo.
Pode parecer antipatriotismo, mas não é. Não consigo aceitar (não que eu deva) ver pessoas que provavelmente faltaram o trabalho, jovens que faltaram à faculdade ou a escola, donas de casas que deixaram de fazer seu trabalho habitual para seguir um time. O pior de tudo foi ver que eles tinham apoio da Policia Militar e da Guarda Municipal para fazerem o que estavam fazendo.

Me pergunto se eu sou o único a balançar a cabeça em gesto negativo quando vejo uma coisa dessas. Ou se sou muito seletista, sem humor, antipatriota. De qualquer forma, então quer dizer que prender bombeiros apenas por exigirem melhores condições de trabalho agora é o certo? Chamá-los de vândalos e irresponsáveis e autorizar que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) entrasse no quartel central do corpo de bombeiros e os expulsassem de lá como se fossem criminosos é uma coisa digna do papel desse governo? E agora permitir que forças militares do nosso estado sejam postas para a manifestação de uma torcida pela simples conquista de um título é o correto a se fazer?

Afinal, quem é certo e quem é errado nessa história toda?
Homens que arriscam suas vidas todos os dias e que reinvidicam o aumento de salário para dois mil reais (o que é isso para políticos que recebem vinte mil duas vezes ao ano em nome do auxílio-paletó, não é?) ou uma torcida que pára o tráfego no centro da cidade, atrasando aqueles que têm hora marcada para chegar ao trabalho, nas escolas ou onde quer que seja?

Sim, esse é um pedaço do nosso país. E é claro que a culpa não é do Cazuza, mas de tanto pedir, o Brasil tem mostrado cada vez mais a sua cara. E o pior é que já sabemos quem é que paga pra gente ficar assim.

3 comentários:

Jane C. disse...

Concordo com você que não seja correto atrapalhar o trânsito e a vida dos outros apenas porque uma torcida está comemorando um título.Comemorar tudo bem,mas tem que haver bom senso-e impedir o ir e vir de uma cidade não tem nem um pouco disso.
Porém,discordo da sua crítica às pessoas que foram festejar.De fato,muitas pessoas devem poderiam estar ocupadas com coisas mais úteis,porém,futebol é paixão,e só quem a sente compreende as razões que as levam a querer estar perto e de alguma forma participar da conquista que,analisando friamente,não lhe atinge em nada.
Também acho absurda a prisão dos bombeiros,mas acho que são questões distintas.
Agora,uma coisa é clara:se o povo tivesse a mesma disposição que tem para comemorar taças ao cobrar do governo que cumpra seus deveres,a cara do Brasil seria bem outra...
Beijos!

Rafael Amorim disse...

Mas é disso que eu estou falando, Jane. É errado sim as pessoas saírem nas ruas para festejar um título e acabando por atrapalhar o vai e vem de uma cidade. Tudo bem que futebol é paixão no Brasil, mas o que eu quis dizer é que realmente se esse povo tivesse a mesma disposição pra cobrar certas coisas de um governo que manda prender heróis e disponibiliza as forças militares para uma simples e tulmutuada manifestação de torcida o nosso Brasil seria uma outra coisa.
Obrigado por comentar.

Lely Finnegan disse...

Concordo plenamente com o Raffa.
Sou vascaína de coração, comemorei muito o titulo esperado por 8 anos, mas isso não é motivo pra atrapalhar o transito a Presidente Vargas, uma via importantíssima no centro do Rio.
E, com certeza, é falta de vergonha na cara do governo tratar o bombeiros como criminosos e depois vir apoiar uma bobeira dessa, PELO AMOR DE DEUS NE?

Aliás, o Raffa poderia ter acrescentado q os bombeiros do Rio são os mais mal pagos do Brasil e que o Rio tem a maior receita do Brasil, injusto, não?!?

Enquanto isso o governador se preocupa em apoiar a comemoração dos meus irmãos vascaínos que foi uma verdadeira algazarra no meio do centro da cidade.

Esse é o nosso Brasil... Duvido que os mesmos que foram comemorar o título do vasco sairiam na Presidente Vargas de novo pra poder manifestar em prol dos bombeiros! ¬¬'