quinta-feira, 23 de junho de 2011

Estou careca de tanto ouvir falar nela

 Estou em dívida com aqueles que lêem o blog, sei disso. O problema é que as vezes acontece de a correria do dia-a-dia intervir na maquinação de nossa mente, quem escreve sabe o que estou falando. Acabo fazendo outras coisas e deixando o Caneta Esferografica de lado. De qualquer forma, essa postagem já era para ter saído e só saiu agora. Espero quitar a dívida com vocês. Principalmente com aqueles que me xingaram muito no twitter quando critiquei aquela Lady Gaga lá de BornThis Way. Bom final de semana para vocês!

O título não poderia ter sido mais apropriado. Não é de se esperar que Lady Gaga mereça destaque cinco vezes mais do que as outras cantoras em qualquer jornal, blog ou tabloid. E no Caneta não foi diferente.

Vestido de Carne? Implantes de silicone por baixo da pele? Isso é tão passado quanto a era The Fame (seu primeiro disco). Não se pode piscar os olhos que Gaga e sua trupe (a Haus of Gaga) nos mostra o porque das 1.108.000 cópias vendidas. E depois de tantos figurinos, chegando até a parecer disfarces de alguém que esconde seu verdadeiro rosto, eis que a Mother Monster nos surpreende (á alguns nem tanto) com sua nova excentricidade natural: Gaga está careca!

Aconteceu na noite do dia 17/06 (sexta-feira) no programa norte-americano Paul O'Grady Show. O piano já estava no centro do palco envolto por fumaça artificial denunciando que a qualquer momento (surgindo do chão se alguém duvidasse) ela estaria ali. Sem mesmo anunciar qual música tocaria. O que ficou bastante óbvio quando Gaga entrou sob aplausos nada mais nada menos do que careca. Ela tocaria Hair. E era de se esperar que fosse mais uma daquelas apresentações nada lúcidas e sem sentido que ocorreria ali, uma vez que aquela careca era maquiagem. Mas confesso que, provavelmente como outros tantos, me enganei.

Foi só sentar-se no piano para a mulher mostrar que pode errar muitas vezes (como eu já citei em exemplos aqui no Caneta) mas que nada disso se compara a reação do público quanto ela acerta. Assim como a principal mensagem do CD Born This Way: aceitar-se como você é.

A música tocou tanto a mim quanto milhares de fãs mundo a fora que postaram mensagens em seus twitters e facebooks. A mensagem de Hair é clara: Seja livre assim como o seu cabelo. E tudo o que eu havia criticado em Lady Gaga na ultima postagem sobre ela pareceu sumir rapidamente da minha cabeça. Aquela ali era a verdadeira Lady Gaga. Sem implantes na pele, sem crucifixos. A Lady Gaga que me surpreendeu desde o inicio com sua ousadia e determinação. Aquela era a antiga Lady Gaga mostrando para o que veio e mostrar também que não importa a sua condição (ou a dela); você sempre terá uma escolha: a de conquistar sua liberdade.

Melhor que isso, só o dueto que a Mother de muitos little monsters fez com Elton John, e acredite, estou apostando, mesmo que em vão, todas as minhas fichas nessa tal Lady Gaga. Com peruca ou sem peruca.


Nenhum comentário: