domingo, 3 de julho de 2011

Quer dizer...

Hoje me veio à mente algo que eu deveria ter postado aqui assim quando aconteceu. Talvez fosse a preguiça ou o fato de que minha ficha só caiu agora que pode ter sido uma manifestação de xenofobia.
Primeiramente, peço que todos os leitores paulistas que estejam lendo isso não venha ter como pessoal essa crítica. Acredite, não falo em nome de uma única pessoa, até porque tenho inúmeros amigos que nasceram em várias partes da cidade. Não estou defendendo nenhum carioca, e acho que independente de sermos cariocas, paulistas, baianos, mineiros ou nordestinos, devemos todos sermos gente. Vamos esclarecer algumas também que xenofobia, segundo nossa amiga Wikipédia e o Aurélio; é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país. A postagem tem carência da informação de como é chamado o preconceito com pessoas de outros estados.

 (favela Paraisópolis - miséria na capital paulista (fonte: Multi-Cidade)

Acontece que trabalho numa empresa de telefonia (a qual não pretendo citar o nome) e ligo para a casa das pessoas para poder informar sobre simples planos de descontos para ligações a longa distância. O que inclui ligar para todo o Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amazonas. Entre muitos sotaques e vendas, uma vez atendi um senhor no estado de São Paulo o qual não lembro o nome. Mas devia ter seus cinquenta e poucos anos e a princípio foi simpático ao telefone até a hora de eu me identificar.

Após a identificação, o homem me perguntou de onde eu falava. Repeti o nome da empresa e nem terminei quando fui abordado por sua pergunta : Qual cidade? E mesmo que as regras do atendimento seja ter empatia com o cliente, eu poderia muito bem falar: - Senhor, isto não vem ao caso. Culpa ou não da empatia, não imaginei a reação dele quando falei: - Rio de Janeiro.

O homem falou, gritou, uivou, mugiu... todas as formas de protestos que se pode imaginar. Antes de desligar o telefone, alegou que não queria nada que viesse do Rio de Janeiro pois o mesmo não gostava nem um pouco da cidade. Disse também que tudo o que eu havia dito era mentira para enrola-lo, que carioca era tudo um bando de ladrões e terminou o contato repetindo: Não quero nada vindo do Rio de Janeiro.

Isso é considerado xenofobia? Uma pessoa que expressa sua aversão por pessoas que moram em outro estado é xenofóbica ou apenas desequilibrada? A culpa por isso é de quem? Dos cariocas, da violência que cerca o Rio de Janeiro? Ou de certas canais da mídia que sempre retrata o estado do Rio como ele é? A culpa não é de ninguém em específico a não ser do homem com quem falei. Ele não tem motivo algum para não gostar do estado. É um fato que todos os dias vemos na TV: pessoas que são mortas em tiroteios, briga da polícia com traficantes em favelas, desastres de todos os tipos.

O pior é que esse homem não foi o primeiro e nem será o último a ter uma imagem ruim do Rio. E convenhamos que para entender essas pessoas partimos de duas opções: ou são pessoas problemáticas que não têm amor pela vida ou simplesmente desinformadas. Alguém ouviu dizer que caiu uma arquibancada de um campo de futebol na Vila Formosa, Zona Leste e deixou três pessoas feridas? Ou que um policial foi morto a tiros pelas costas na Zona Sul? E que jovens foram agredidos na Avenida Paulista em uma demonstração de homofobia? Ou até que existem crianças se prostituindo nas avenidas de grandes nomes e trafegando pelas noites nas redondezas da Cracolândia fazendo aquilo que sabemos? Será que essas informações são dadas apenas à nós, cariocas, com o intuito de repudiar a metrópole paulista como é feito com a imagem da Cidade Maravilhosa?

Quer dizer... o paulista (entendam que não estou falando para todos os cidadãos de SP e sim para aqueles que demonstram aversão ao RJ) aponta demais o dedo para a realidade social de uma cidade sem mesmo querer enxergar que a linda e desenvolvida cidade onde ele mora também é vítima das mesmas mortes, dos mesmos roubos e da mesma violência que denigre a imagem das outras. Alguém por favor informa a essas pessoas que nós temos praias belíssimas e elas não, que temos uma das sete maravilhas do mundo moderno, temos uma hospitalidade tão boa quanto a baiana e que somos gente como todos eles. Comemos, dormimos, pagamos nossas contas, fazemos sexo, vamos à shoppings e cuspimos no chão. A diferença é que muitas das vezes não saímos por ai falando do quanto as outras cidades são carentes em certos aspectos. Seja qual for.

5 comentários:

Thayssa disse...

Parece que algumas pessoas vivem num mundo a parte, é estranho. Já conheci gente pelo msn que disse que nunca viria pro rio. Meus tios que moram no sul vivem ligando preocupados por causa da violência do Rio de Janeiro, e quando um primo disse que viria todos correram pra tentar convencê-lo a não vir porque aqui era 'perigoso'. Eu acho que isso é um tipo de preconceito também.
Enfim, acho ridículo todo esse preconceito, acho que se todos olhassem pros defeitos de suas próprias cidades, bairros, estados, irão ver que nenhum lugar é perfeito e que todos tem seus pontos ruins. Mas que principalmente, tem seus pontos maravilhosos. Não troco o Rio por outro estado brasileiro. Sou feliz aqui. ♥

diretodatela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
diretodatela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Bhittencourt disse...

Mesmo que independentemente do lugar, ha situações que são simplesmente IGUAIS. Moro na Bahia ha algum tempo, mesmo depois de morar por anos na sul do pais ha situações semelhantes aqui que me deixam intrigado com muitos assuntos em um contexto geral, seja aqui ou em SP,RJ,TO etc, haverá sempre pessoas com uma visão menos ampla do que poderíamos esperar delas, o que é uma pena! tanto contexto cultural num pais grandiosamente lindo e que nos deixa tanto ha desejar.

Jane C. disse...

Olá!
Como você escreveu que a postagem tinha carência de informação quanto a como se chama o preconceito contra pessoas de outro estado,tomei a liberdade de incluir isso aqui (perdoe-me a intromissão,mas a faculdade de letras faz isso com as pessoas,rs!)retirado do dicionário Michaelis Online:

bairrismo
bair.ris.mo
sm (bairro+ismo) 1 Qualidade de bairrista. 2 Amor, apego ao bairro; regionalismo exclusivista.

Indo ao ponto da postagem:
Penso que pelo fato de Rio e São Paulo dividirem o posto de principais metrópoles do Brasil,acaba acontecendo essa rivalidade.Acho saudável quando um carioca zoa dizendo que a praia do paulista é o rio Tietê,acho saudável que um paulista faça piada dizendo que carioca vai à praia todo dia,mas certas coisas extrapolam qualquer limite.Quando se passa a acreditar que o estereótipo corresponde à realidade,temos situações como a desse imbecil,perdão,desse senhor,que certamente é desprovido de senso crítico e capacidade de reflexão.Provavelmente nunca esteve no Rio,pois se estivesse aqui,sua impressão por certo seria outra.
É verdade que o Rio é muito prejudicado pela imprensa que,paradoxalmente,o eleva à categoria de cidade maravilhosa ao mesmo tempo em que transforma em manchete qualquer tragédia que poderia acontecer(e acontece)em qualquer lugar.Isso realmente queima o filme.Uma vez fui ao Ceará,terra da minha mãe,e as pessoas perguntavam coisas como:"Vocês usam bolsa a tiracolo?""Dá pra sair à noite?"E tem o esterótipo do trambiqueiro,reforçado até mesmo pela Disney com seu Zé Carioca,simpático,porém um tremendo 171.Feliz de quem usa os próprios olhos para ver as coisas como são,e não como os outros querem mostrar.
Estive em São Paulo mês passado e fui muito bem tratada,quando disse que era do Rio as pessoas me sorriram com simpatia.Uma semana depois,encontrei uma amiga paulistana aqui no Rio,e ela estava absolutamente encantada com a cidade e disse que vai voltar logo que puder.Mas também conheço uma paulistana que mesmo tendo sido criada aqui no Rio,ao voltar para SP tornou-se bairrista e comprou todos os preconceitos que pôde,tanto que ela e minha irmã terminaram uma amizade de anos só por conta disso: ela simplesmente não conseguia parar de falar mal do Rio.
É triste que esse tipo de coisa aconteça,esse bairrismo estúpido.Só lamento por esse senhor.Está perdendo a oportunidade de conhecer uma cidade linda,pessoas divertidas,lugares incríveis,enfim,tudo isso que já sabemos.Eu,carioca da gema,amo esse doce caos e não viveria em outro lugar.Quanto a esse senhor...Pode continuar odiando,pois ele gostando ou não da cidade,o Rio de Janeiro continua lindo!!!

Ps.:Desculpe o comentário enorme,mas falou da minha cidade,falou de mim...E tive que me controlar pra não xingar esse cara!