quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rock Never Die

Há seis anos atrás eu estava saindo para ir à escola, no auge da minha sexta série. Quem via a figura magra e mal definida que sempre fui,estranhava: calça jeans com uns rasgos excessivos no joelho, um blusão preto por cima do uniforme, o bom e velho All Star, aquelas spikes que pouco se vê hoje em dia, cordões e correntes pendurados por todas as partes do corpo. Esse era eu.

Já na oitava série, me dei ao luxo de mudar um pouco. Talvez por uma certa curiosidade. O cabelo, que antes era de um moicano a lá Simple Plan 2002, agora adotava uma franja no meio do rosto. O preto das roupas continuava a sobressair, mas nos braços agora era possível ver munhequeiras e até rabiscos no tênis. O que diferenciava mais era o tipo de som que ouvia. Se em 2005 o que me agradava era os sons de Rolling Stones, Nirvana e Linkin Park (mesmo sem conhecer muita coisa dessas bandas), em 2008 o que predominava no meu disc man (sim, disc man) era a melodia de Simple Plan, Evanescence e Panic!At The Disco.

O Rock é assim: passa por inúmeras fases sem deixar de ser imutável para quem o ouve. Hoje em dia é difícil definir o que é Rock'n Roll ou não com tanta crítica que cerca o universo musical. As bandas também deixam bastante a desejar, criando rótulos para uma coisa que deveria ser universal e não dividida tão rigidamente.

Se nos tempos no seus pais o que foi considerado Rock era The Beatles, Janis Joplin e Led Zeppelin, no meio atual vemos nomes de veteranos do Red Hot Chili Peppers assim como os que fazem a cabeça dos fãs por serem mais produtos comerciais, tais como Boys Like Girls, All Time Low, Avril Lavigne e McFly.

E embora haja divergência em o que é bom ou ruim, é preciso entender que o rock possui vertentes que se formaram durante os muitos anos de existência. Existe o Metal, que é o som mais pesado de Iron Maiden e Ozzy Osborn, assim como o Emocore, que consiste em profundos acordes com as letras mais profundas do 30 Seconds To Mars, Escape The Fate e Good Charlotte. Os alternativos também têm lugar na cena roqueira, e não digo desse grupo que surgiu pouco tempo atrás usando roupas coloridas, mas sim de bandas como Muse e Arcade Fire, diferentes do Indie Rock do The Last Shadow Puppets, The Strokes e Death Cab For Cutie. Há quem diga que o Grunge não morreu. E compartilho do mesmo pensamento, porque nos tempos atuais ainda existe pessoas que curtem bastante bandas conhecidas como Nirvana e Pearl Jam, bandas estas que deram inicio ao movimento Grunge na década de 80.

O Brasil não fica para trás quando o assunto é Rock'n Roll do bom. Do ruim, infelizemente também. No passado tinhamos saudosos mestres que transformavam suas poesias em músicas e transmitiam tudo o que a juventude da época queria dizer. Quem nunca cantou "Que Pais é Esse?" do Cazuza ou "Pais e Filhos" do Legião Urbana? Cássia Eller também marcou uma geração de fãs mas antes disso no final do regime militar Caetano Veloso se apresentava muito diferente de como o conhecemos hoje, mas Rita Lee continuava, orgulhosamente, a mesma pessoa. Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia faziam parte da Jovem Guarda nos anos 60, e sim, tocavam Rock do bom.
A partir dos anos 2000 o Brasil deu destaque ao Skank, Jota Quest, Pitty, Detonautas (Detonautas Roque Clube), embora exista quem discorde que o som do NxZero, Fresno, Hateen, Glória e CPM 22 seja considerado Rock.

Hoje, 13 de Julho é comemorado o dia mundial do Rock, em ano de Rock in Rio na cidade em que o evento foi criado. O estilo musical mostra que ainda é amado por muitos e odiado também, mas que nunca perdeu o contexto. Contexto este que é unir  7 bilhões de pessoas com um único ideal: a música.

É claro que não citei alguns nomes conceituados para a postagem não ficar maior. Se pudesse, adcionaria ai em cima Elvis Presley, rei do Rock, Kiss, AC/DC, The Doors, REM, Jimmy Hendrix, Pink Floyd, Paramore, Queen, Metallica, Aerosmith, The Smiths, The Band of Horses, Fall Out Boy entre outros.

Um comentário:

Jane C. disse...

Só um adendo,porque sou uma fã muito chata:"Que país é esse?" é da Legião Urbana. Do Cazuza é "Brasil".
Eu,como sou brazuca de corpo e alma,levanto minha bandeira por Pitty, Legião, Raulzito, Cazuza, Raimundos,Charlie Brown Jr,Cachorro Grande e Madame Saatan. Sem deixar de aplaudir Nirvana, Red Hot e é claro, Guns 'n roses!
E acima de tudo,independente de qualquer subtítulo: VIVA O ROCK!