domingo, 4 de dezembro de 2011

Modismo

A moda é constante e mutável. Isso quer dizer que ela nos é apresentada por muitos meios e que muda a todo momento. A cada segundo tendências são lançadas, nomes são incorporados à marcas, a mídia nos joga toneladas de informação contendo marketing excessivo para que possamos aderir a ideia. Por mais que o produto não seja tão bom. Hoje em dia compramos nome e não a coisa em si, não é?

O que nos é empurrado é produto de um marketing monstruoso que desperta em nós o desejo mais profundo. Queremos aquilo de qualquer forma. Mas porque queremos? Porque nosso inconsciente é atacado por uma propaganda inteligente que não precisa nem ter mais de dois minutos de duração. O modismo dura o tempo necessário para que seus idealizadores possam ganhar suas vantagens com isso, e quando tudo está no auge, ele sai de cena para dar lugar à sabe-se lá qual outra modinha.

Quando digo que a mídia nos empurra isso é porque novelas, seriados e comerciais são os principais meios de nos ''hipnotizar''. Seja com uma pulseira no braço da protagonista principal ou uma calça com detalhes que o vilão usa para demonstrar seu poder. O ser humano age dessa forma, talvez não intencionalmente. Ele - ou seria nós? - quer sentir-se bem consigo mesmo, tendo o poder e a imagem que um simples objeto, as vezes sem muito valor possa passar.

Me pergunto: onde foram parar as pulseiras do sexo? Lembra? Aquelas pulseiras finas feitas de plástico colorido que foi o furor de muita discussão no final de 2009. Este é um genuíno fato de modismo por que quase ninguém as usa mais. Pelo menos não que eu veja. A explicação para isso é exatamente esta: estar bem não significa muita coisa relacionado ao poder que a pessoa gosta de sentir. Era perceptível que as pulseiras representavam um status - muito provavelmente imaginado - de que se você estivesse as usando você era uma pessoa mais legal, uma pessoa sociável que conversava sobre sexo e que na verdade não era isso. O perfil para se ter um pulseira dessas era você ser feito de segundas intenções e arrebentar o máximo possível delas nos outros, porque a pessoa faria aquilo que a cor representava.

Modismos à parte, todo mundo gosta de uma novidade. O único problema é que muitas das vezes essa novidade vem montada num jogo de marketing, num meio muito acessado e com pouco sentido. Não faz sentido você ter algo que a qualidade seja duvidosa e usá-lo para parecer mais legal. mas cool. Vale de tudo para parecer moderno e legal atualmente, para ter a imagem daquela mocinha linda, loira e descolada. Mesmo sabendo que ela é produto de uma produção milionária e que você no fundo nunca será igual a ela.


As famosas pulseiras do sexo
foto: http://www.parana-online.com.br

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