quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Os Bastidores da Moda



Não me perguntem o porquê de só postar isso agora. Talvez eu seja um pouco egoísta quanto às coisas que gosto. É um defeito, eu sei. Ou talvez tenha sido por falta de inspiração para escrever um texto digno de tal tema: Os Bastidores da Moda.

Semana passada fui a uma exposição lá no Centro Cultural dos Correios (amo essa cidade, a cada esquina é uma programação diferente) por indicação da minha ex professora de Consultoria de Imagem e Estilo, Ms. Voronoff. Coulisses de la mode (Os Bastidores da Moda) traz uma seleção de belíssimas 39 imagens em preto e branco que representam a alta costura francesa (suspiros) vista dos bastidores. E eu, como todo bom estudante de moda e apaixonado por fotografia, precisei ver de perto. Agradecendo imensamente o prazo de exibição ter sido estendido.

O fotógrafo é Bruno Pellerin, um francês que deve ser um dos caras mais felizes do mundo. Eu daria tudo para fazer fotos assim, sem contar o fato de poder fotografar nomes da alta costura francesa, como Yves St. Laurent, Dior, Chanel, Paco Rabane, Jean-Paul Gautier, Givenchy e Ted Lapidus. E o mais barato é que conseguimos ver a majestade desses nomes retratada em simples gestos e poses, e até quem não entende de moda nota o porquê de essas pessoas terem sido consideradas importantes e serem reconhecidas até hoje.

Particularmente, não consegui achar uma fotografia que me chamasse mais a atenção. Todas estão de fazer brilhar os olhos. Chanel em uma pose mostrando que não libertou as mulheres só em seu modo de vestir, Saint Laurent em uma moldura cercado de suas modelos, os desfiles, manequins e grandiosos salões da Casa Dior... É tudo muito mágico, pessoas que fizeram magia com apenas suas idéias, tesouras e alfinetes nas mãos. As imagens desencadeou uma corrente de lembranças em mim, devo admitir. Lembrei de quando precisei estudar sobre esses nomes e apresentar pesquisas sobre suas vidas. Nomes que marcaram épocas e que nos trouxeram soluções para o que conhecemos hoje como código de vestir. Nomes que ficarão para sempre guardados em todas as memórias e que além de estilistas e alfaiates, foram verdadeiros gênios. 










Nenhum comentário: