sexta-feira, 1 de março de 2013

Greg Guillemin: o nerd misturando arte e tecnologia.

Depois do sucesso relacionado às obras do artista plástico Rodolfo Loaiza (você leu aqui), o nome da vez a reproduzir cenas fora do convencional com personagens famosos é Grégoire Guillemin. Um francês que retrata, na maioria de suas obras, personagens das histórias em quadrinhos em cenas que só conseguimos imaginá-los passando, exceto algumas. Mas essa não é a sua única especialidade. Enquanto Loaiza só descaracterizou os personagens da Disney em suas obras, Guillemin vai muito além e explora diversos mundos dentro de temas que não só o agrada, mas também a quem chega sua arte. De célebres nomes da arte e da física, como Van Gogh e Einstein, à menções aos filmes de Quentin Tarantino, Greg dá forma digital à arte que não estamos acostumados ver nas galerias.


Secret Hero Life - Pop Icons (2013)

Famous Capsules / Greg Guillemin (2011)
 

M
ais cedo acabei indo parar em um site que mostrava essas tais artes. E logo fui direcionado à página oficial desse web designer que é um geek assumido. O site conta com dezenas de ilustrações digitais feitas pelo francês. Muitas delas carregam um estilo minimalista e inspiradas em movimentos como o Art Decó e o Pop Art. Dessas inspirações, sua maioria se situa no mundo do cinema, e ele não pensa duas vezes antes de pesar o mouse em Star Wars, Guia do Mochileiro das Galáxias, Os Vingadores, Pulp Fiction, produções do lendário Steve Spielberg etc.

         Pop Icons - Pop exercises / Greg Guillemin (2012)
De camisetas, cards à almofadas, boa parte de seu trabalho como ilustrador está estampado em produtos originais, pois além de criar as ilustrações, Guillemin tem em seu site uma loja virtual para vender sua arte aos jovens nerds e a quem mais interessar. Eu, particularmente, me aficionei por todo o conceito e todos os produtos. É o tipo de coisa que futuramente gostaria de ver pendurado na minha parede ou guardado em minhas estantes. É a arte para nos deliciarmos e contemplarmos a quantidade de bons trabalhos  que temos visto surgir e chegar até nós por meio da internet. É a inusitada fusão daquilo que gostamos de ver na tela da TV, inspirado em movimentos artísticos, mas adaptado a um mundo que chega ser pequeno de tão globalizado. Tornando essa arte nada mais que um personagem fictício do qual gostamos.





Secret Hero Life - Pop Icons (Somewhere in a real life) / Greg Guillemin (2013)

 


Exercises in style - Graphic varations around comics heroes / Greg Guillemin (2011)


Robots - Robots in Cassandre Spirit / Greg Guillemin (2012)


Minimalz Spielberg Project / Grég Guillemin (2010)



Nenhum comentário: