sexta-feira, 5 de abril de 2013

Harry Potter e o Beijo Gay


O título é um chamariz a parte, porque o que Daniel Radcliffe mais quer é se desvincular do personagem que o tornou famoso no mundo do cinema. Não que seja uma tarefa fácil, afinal, foram dez anos dando vida ao bruxo mais famoso da década. Mas, vontade do ator é o que não falta: depois de ir para a Broadway duas vezes (com Equus e How to Succeed in Business Without Really Trying) e encarnar o remake de A Mulher de Preto (2012), agora é a vez de interpretar um poeta da geração beatnik no suspense Kill Your Darlings.


Daniel fez o teste para o filme em 2008, quando ainda estava em cartaz na polêmica Equus (peça em que o personagem mantém relações sexuais com cavalos), e por ainda estar em estúdio pelos dois últimos Harry Potter, acabou ficando de fora das gravações iniciais. Por sorte, o financiamento do filme foi cortado e quando finalmente o diretor conseguiu voltar a filmar, Dan estava totalmente disponível.

No longa, ele vive o jovem Allen Ginsberg, que em 1944, após a morte de David Kammerer se aproxima de Jack Kerouac (Jack Huston) e William Burroughs (Ben Foster), outros dois nomes notáveis da literatura nos anos 50. O crime marcou o início da geração de escritores conhecida como beatnik. E o filme conta as experiências dentro da viagem dos poetas para encontrar sua sexualidade e sua voz como escritores. Dentro desse enredo, o que certamente tem gerado toda a polêmica em torno da produção, são as cenas de beijo e sexo gay que Dan protagoniza com um marinheiro. 



Em entrevista ao MTV News, disse ter ficado surpreso pelo fato de a cena causar tanto espanto.
"Isso é algo muito estranho para mim, porque vemos sexo hétero a todo momento. E nós já vimos cenas de sexo gay antes. Não sei por que uma cena de sexo gay seria mais chocante que uma hétero", e disse ainda "Foi algo novo. Mas sabe o quê? Nós fizemos a cena em, provavelmente, uma hora e meia, em um ritmo muito veloz. Eu, na verdade, nem tive tempo para parar e pensar e me preocupar em relação a isso".


Kill Your Darlings estreou dia 14 de Março deste ano no Sundance Filme Festival, e ainda não tem data para ser lançado aqui, muito menos título em português. Ganhou o prêmio de melhor diretor no Palm Springs International Film Festival e recebeu críticas favoráveis com notas de 8 a 10. Agora, é esperar pelo lançamento aqui e que este seja bem recebido pelo nosso público. É um filme que tem tudo para ficar na memória e no currículo de um ator que todos nós conhecemos. Claro, não que isso seja um real problema, mas será bom ver o Dan mostrando que a cicatriz em forma de raio nunca mais o incomodou. 


3 comentários:

BLOG DO PROF. HAROLDO NOBRE LEMOS disse...

Com o "staff" que Mr. Redcliff tem à sua volta, ele não entra em furada. E está, de novo, na moda re-re-descobrir a geração "beatnick" e a contra-cultura. Walter Salles também embarcou nessa com sua versão do clássico "beat", "On The Road". E, sim, eles experimentaram tudo...das drogas até sexo uns com os outros.

BLOG DO PROF. HAROLDO NOBRE LEMOS disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jane C. disse...

Nem preciso dizer que não ligo a mínima pra beijo gay,né?rs
Acho bom ver que Daniel Radcliffe tem escolhido trabalhos de qualidade,sem embarcar em "furadas" só para se livrar da imagem de Harry Potter.Claro que tudo o que ele fizer e for mais polêmico vai gerar falatório,mas acho ótimo. Ele é ótimo ator, e ator precisa de desafios.
Espero que o filme seja exibido aqui!