segunda-feira, 15 de abril de 2013

Preconceito fotografado


Quem está seguro do preconceito? Quero dizer, completamente seguro. Ninguém, é claro. A palavra sempre é uma palavra muito forte e mutável, portanto, me arrisco a dizer que, esse preconceito sempre existirá. Algumas vezes de forma tão explícita que chega a ser absurda. É preciso ficar atento no que se fala e na forma como se fala. Contudo, nem só de palavras está armado esse tal preconceito. Ele vem carregado num olhar, num gesto de cabeça, em uma torcida de nariz, disfarçado de curiosidade e desinformação. Ninguém está seguro mesmo, até que haja a conscientização que o diferente só é questão de ponto de vista.

Foi inspirada nisso, que a fotógrafa americana, Haley Mori Scafiero fez fotos registrando esse comportamento das pessoas na rua. A série se chama "Wait Watchers" (um trocadilho com Weight Watchers, algo como Vigilantes do Peso) e mostra a própria Haley em situações do cotidiano, em determinadas posições estratégicas. A ideia veio enquanto fazia um trabalho anterior intitulado de "Something to Weight". Nesse trabalho anterior, Haley tirou uma foto dela mesma sentada na Times Square para retratar sua solidão em meio à multidão. Uma boa visão, mas quando a artista viu as fotos, percebeu que atrás dela, havia um homem marcado por uma careta ao olhá-la. Após esse episódio, a fotógrafa inverte a perspectiva e acentua o quanto ainda não sabemos lidar com as diferenças. É uma ideia e um trabalho que cai como uma mão fechada sobre nossos rostos, num soco de realidade. 

"Eu sempre fui consciente das pessoas fazendo caras e bocas, rindo e comentando a respeito do meu tamanho. E agora eu resolvi inverter o olhar e registrar a reação das pessoas enquanto eu executo minhas tarefas cotidianas em espaços públicos."  












Nenhum comentário: