segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Menina Que Roubava Livros, a expectativa para o filme

Só quem já leu o livro A Menina Que Roubava Livros vai entender toda a ansiedade que passou a envolver os fãs desde que foi lançado, em 2005. A ansiedade tem valido à pena: as filmagens do longa baseado na obra de Markus Zusak já foram finalizadas em Berlim. Além de ter elenco definido, já foram divulgadas algumas fotos dos sets. A estreia será em Novembro, nos EUA e com previsão para 2014 aqui no Brasil. A Menina Que Roubava Livros conta com a direção do britânico Brian Percival (da série Downton Abbey) E o elenco é encabeçado pela carismática Sophie Nélisse no papel da personagem que dá título à obra. Além de contar com Geoffrey Rush (de Piratas do Caribe e indicado a melhor ator coadjuvante em O Discurso do Rei) e Emily Watson (estrela de Ondas do Destino, de Lars Von Trier, e do aclamado Cavalo de Guerra) como os pais adotivos da protagonista.

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade (ou a vontade) de ler A Menina Que Roubava Livros, me arrisco a fazer um breve resumo na esperança de que antes de assistirem ao filme possam ter o livro em suas estantes. A narrativa da história é dada pela Morte, que durante a Segunda Guerra Mundial encontra a jovem Liesel Meminger numa estação de trem ao ver seu irmão mais novo ser enterrado. O manual do coveiro é o primeiro livro que a protagonista rouba antes de ser entregue na charmosa Rua Himmel para um casal com melhores condições de criar a garota. Durante os quatro anos morando com a nova família, Liesel conhece Rudy (um dos personagens muitos personagens que envolvem os leitores) e com Max, um judeu a quem a família adotiva acolhe em seu porão. Ao todo, a Morte tem três encontros com Liesel durante a narrativa, e a última é sem dúvida a derradeira e mais emocionante de todas, fechando assim, um dos livros mais bem escritos de todos os tempos.

Em entrevista à Editora Intrínseca (responsável pela publicação em território nacional), Markus Zusak falou sobre a adaptação cinematográfica de seu livro. Disse não ter nenhum tipo de expectativa quando ao longa, o que tem a ver com toda a sua atenção no término de seu novo livro. Contudo, comentou com animação sobre a escolha para o elenco. "Se alguém me dissesse, quando o livro foi negociado para o cinema, que Geoffrey Rush e Emily Watson seriam escolhidos para atuar no filme e que contratariam um grande diretor, eu teria achado graça. Estou muito entusiasmado. Não tinha como contribuir com o roteiro, além de lê-lo e de dar algumas sugestões, mas posso levar algum crédito por Sophie Nélisse, a atriz que interpretará Liesel. Eu a vi no filme Monsieur Lazhar e pensei: “Ela seria uma ótima Liesel.” E quando a sugeri aos produtores, eles logo a procuraram e ela acabou conseguindo o papel. Tenho certeza de que Nélisse se transformará completamente em Liesel e a tornará maravilhosa." Tal entusiasmo foi complementado com as quatro considerações que o autor fez em seu tumblr após o término das filmagens.

1 - O elenco foi brilhante.
2 - Michael Petroni deu tudo de si no roteiro, que foi escrito com o amor e a coragem necessários para tomar as decisões difíceis.
3 - A Himmel Street realmente é a cara da Europa; tem a aparência e a sensação exatas.
4 - Briam Percival é claramente o diretor mais amado do mundo.







Nenhum comentário: