quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Colagem nº2

O título está como número dois, mas com certeza não é a minha segunda colagem. Tenho dezenas delas aqui em casa. Algumas em A3, outras em A4 e outras até nas páginas bem pequenas do meu Zequenz 19x25. O que importa é que eu gosto demais de fazê-las. 

Como citei na outra postagem sobre colagens (aqui), esse tipo de trabalho ajuda muito o figurinista ou produtor de teatro, cinema ou TV, norteando todo o processo de compor a criação de personagens e figurinos. E hoje a tarde, reencontrei a turma que se formou comigo em Produção de Moda. O que eles não sabiam é que para cada um eu havia feito uma colagem inspirada neles. Nada muito grande. Embora eu confesse que teria ter feito uma capa e colocado alguma foto nossa. 

Essa colagem aqui foi a da Samara Santana, e vou explicar os elementos que inseri. A princípio parece um trabalho fácil. Não é difícil, mas é preciso ter o mínimo de observação das características, no meu caso da pessoa, que será a inspiração. Iniciando do canto superior direito eu já deixei claro que teria algum elemento do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), que era onde muitas das vezes tínhamos aula externa. A cortina vermelha presa com a fita métrica serviu como moldura, já que a pessoa em questão costumava sempre produzir figurinos de espetáculos em seus trabalhos. Com esse mesmo motivo, colei imagens de modelos com roupas de formas geométricas, maquiagem circense e outros exageros, representando esse lado "roupa para show" que Samara sempre visava nos projetos. Na parte inferior colei um pedaço da modelagem de uma saia plissada que Samara havia feito. Para mim, esse tipo de elemento pessoal é sempre bom para dar um toque a mais e se a colagem for um presente, a pessoa vai ver que de fato você se lembra dela. Subindo para o canto esquerdo já quis traduzir o gosto e a personalidade da minha amiga, que apesar de ter uma vibe mais roqueira, tem na crença em Deus uma das bases principais da sua vida, então usei o crucifixo para representar esse aspecto. O holofote substituindo a cabeça da mulher trás novamente a questão do figurino para show, que se interliga com a cortina da moldura. A presença da gola Elizabetana no pescoço da mulher-holofote foi uma brincadeira que fiz em todas as colagens que entreguei hoje, pois já tivemos que produzir uma gola dessas. 


Eu espero muito que ela tenha gostado e que inspire outras pessoas a fazerem o mesmo. Além de você poder exercitar sua capacidade de observação, é um exercício muito sugerido para quem deseja seguir o caminho de produção. Além de que, ficando bem feito, dá um ótimo presente quando a grana está curta.

Nenhum comentário: