segunda-feira, 3 de junho de 2013

Caracterização de personagens

Existem personagens do cinema que marcam nossas vidas. Seja por uma fala, uma participação, pela simpatia do ator ou qualquer outro fato que nos faça ficar apaixonados. E um dos fatores responsáveis por tal marco é sua caracterização. Todos os dias, vemos atores mudarem de rosto e de identidade, e encarnarem a vida de outra pessoa. Vemos personalidades mudarem e até passamos a amar o vilão, só pelo conjunto de simpatia, talento e caracterização que o ator transmite. Todos os anos, acompanhamos estes atores ganharem o Oscar com o divino trabalho de maquiagem de toda uma equipe, como Charlize Theron em Monster - Desejo Assassino, Meryl Streep em A Dama de Ferro e Natalie Portman em Cisne Negro. E mesmo aqueles que não ganham suas estatuetas, marcam gerações de cinéfilos e servem de inspiração para a nova leva de atores.

Jennifer Lawrence, Mística em X-men First Class (2011)

Eu confesso que até um tempo atrás ia morrer sem saber que a Mística de X-man - First Class era a Jennifer Lawrence. Antes mesmo de ganhar o Oscar de melhor atriz com O lado bom da vida, a nova queridinha de Hollywood deu vida à mutante e precisou de horas para ter a maquiagem pronta, completando ainda com lentes amarelas e uma peruca laranja.

Heath Ledger, Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)

Como não amar o Coringa de Heath Ledger? Um dos vilões mais aceitos pelo público, não precisou de tanta maquiagem, mas ainda assim transformou o ator no perfeito psicopata das histórias do Batman. Além do implante verde, Ledger precisou usar prótese de silicone para fazer a cicatriz na boca do palhaço.

Felicity Huffman, Bree em Transamerica (2004)

Está ai uma das minhas caracterizações preferidas. A linda e loira Felicity Huffman dando vida à uma transexual no drama Transamerica. A trama gira em torno da vida de Bree, após sua operação de mudança de sexo e na busca por seu filho. O filme em si é um espetáculo à parte, a atuação de Felicity é outra, mas a incorporação do personagem realmente nos faz acreditar que Bree é interpretada por um homem.

Helena Bonham-Carter, Rainha de Copas em Alice nos País das Maravilhas (2010)

Eu pularia essa, de tão óbvio. A musa e esposa do diretor Tim Burton, na pele da amável vilã Rainha de Copas. É mais um daqueles casos que o ator e a caracterização tornam o vilão mais adorado que o protagonista. Além da computação gráfica para aumentar a cabeça, Helena esbanjou a personalidade da Rainha com o auxílio da maquiagem. O Oscar de melhor maquiagem foi para O Lobisomen, mas Alice de Tim Burton levou o melhor figurino.

Brad Pitt, Benjamin Button de O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)

Todos esperamos que Brad Pitt não fique assim em sua velhice, mas se depender da equipe de O Curioso Caso de Benjamin Button, o ator dos olhos azuis não será um coroa enxuto. Para viver a fase velha do personagem, Pitt passou por cinco horas de maquiagem e foi achatado por computador. O resultado teve tanto êxito que até dá para se acreditar na veracidade do velho Brad Pitt.

Nick Stahl, Assassino Amarelo em Sin City (2005)

Os fãs dos quadrinhos não tiveram tanto o que reclamar da adaptação de Sin City. Todas as caracterizações são fiéis aos personagens originais, mas a do ator Nick Stahl, é com certeza uma das mais drásticas. Quem vê o personagem, não imagina que por trás de toda a caracterização, existe o mesmo ator que contracenou com Mel Gibson em O Homem Sem Face, em 1993, quando ainda era um garotinho.

Ralph Fiennes, Lord Voldermot em Harry Potter e o Cálice de Fogo/Ordem da Fênix/Relíquias da Morte partes 1 e 2 (2005/2007/2010/2011)

Minha irmã até hoje não acredita que o Ralph Fienner interpreta o vilão da saga Harry Potter. Para encarnar Voldermort, Fiennes ficou irreconhecível ao colocar próteses dentárias e faciais. O ator britânico passou por duas horas e meia para ter a maquiagem toda completa e, além de não poder comer durante as gravações, teve o nariz amputado digitalmente para dar as feições ofídicas.

Danny DeVito, Pinguim em Batman - O Retorno (1992)

Passar por um filme do Tim Burton e não sofrer uma alteração que seja, é praticamente uma tarefa impossível. Danny DeVito eternizou o vilão dos quadrinhos do Batman, o Pinguim. A constituição física do ator ajudou à interpretação do personagem, e nos dias de hoje pode até parecer simples. Mas na época, as mãos, o nariz e os dentes falsos surpreenderam bastante os fãs.

Rebecca Romijn, Mística em X-men 1,2 e o Confronto Final (2000/2003/2006)

Se comparações podem ser feitas, que me desculpe Jennifer Lawrence, mas a Rebecca deixou a Mística muito mais sensual e provocante. Presente na trilogia de filmes dos X-men, a atriz holandesa, dona de lindos olhos azuis, passou por uma verdadeira operação de troca de identidade. Romijn recebeu 110 próteses que cobriram 60% do seu rosto. A maquiagem levou 9 horas para ficar pronta e a atriz não podia beber vinho, usar creme para a pele e voar um dia antes das gravações, pois tais atos modificariam um pouco a química em seu corpo.

Jared Leto, Mark David Chapman em Capítulo 27 (2007)

O vocalista do 30 Seconds To Mars também é uma das minhas caracterizações preferidas. Para viver o assassino de John Lennon, o cantor e ator engordou 32 kg devorando pizzas e tudo o mais. O resultado disso tudo foi um Jared Leto perfeitamente igual ao verdadeiro assassino.

Jhonny Depp, em DIVERSOS FILMES.

Falar de personagens e caracterização e não citar Jhonny Depp é quase heresia. O ator fetiche de Tim Burton já encarnou dezenas de personagens, em sua maioria nas produções do diretor, e mostrou suas várias faces nas telas. Seja no mórbido Edward Mãos de Tesouras ou no Chapeleiro Maluco completamente vesgo, Depp é o exemplo vivo de que, pelo menos em seu caso, a caracterização só perde para a excelente atuação.

Nenhum comentário: